PODCAST
META NEWS

Ouça agora todos os episódios do nosso podcast.
Notícias e informações de carreiras, gestão de pessoas e mercado de trabalho.

recebemos o Dr. Paulo Pedrosa, especialista em Compliance, para um bate papo sobre como as empresas podem seguir esse programa com sucesso.

GESTÃO DE PESSOAS E RH
META NEWS #3

O que você sabe sobre Gestão Ágil? Como esse modelo, que inicialmente foi abraçado pelas empresas de tecnologia, vem se tornando tão comum no meio corporativo.

GESTÃO ÁGIL
META NEWS #2

O que você sabe sobre Gestão Ágil? Como esse modelo, que inicialmente foi abraçado pelas empresas de tecnologia, vem se tornando tão comum no meio corporativo.

A CIÊNCIA DA FELICIDADE
META NEWS #01

Felicidade, entenda como ela (ou a falta dela), pode influenciar na busca pelo sucesso pessoal/profissional.

previous arrow
next arrow
Slider

Home Office: Dicas e desafios para esse momento

Home Office: Dicas e desafios para esse momento

Com a chegada do novo coronavírus (COVID – 19) e a pandemia mundial que estamos enfrentando, muitas empresas se viram diante do Home Office como uma forma de evitar a proliferação do vírus. O trabalho remoto é uma prática que já vinha sendo adotada por empresas mais arrojadas, mas ainda se trata de uma novidade para as mais tradicionais.

Os benefícios envolvendo o Home Office são muitos, mas normalmente teríamos tempo para definir uma boa estratégia, levando em conta determinados cargos e colaboradores; por isso é normal enfrentar algumas dificuldades.

O desafio agora é entender como uma empresa de primeira viagem pode mensurar resultados e gerenciar equipes a distância, levando em conta o cenário atual na saúde. E no outro lado, como eu, colaborador, posso me adaptar e manter a produtividade.

Nesse artigo você encontrará algumas dicas para manter o desempenho da sua equipe e garantir os melhores resultados possíveis.

Como garantir o mesmo desempenho?

Esse é um dos principais desafios para ambas as partes. De um lado gestores que nunca gerenciaram uma equipe a distância, e do outro colaboradores que não sabem como agir trabalhando em casa. Ambos os casos precisam de atenção e paciência, principalmente nesse momento.

Mantenha a rotina

Trabalhar de casa garante alguns benefícios envolvendo flexibilidade de horários, mas também facilita a falta de controle com prazos e demandas. Uma dica importante é se manter na rotina. Se prepare para o trabalho e siga os horários normalmente, inclusive de pausas; isso faz com que o cérebro continue trabalhando no mesmo ritmo impedindo que nossa atenção se volte para outros assuntos. Também é importante deixar claro para os demais moradores que apesar de estar em casa você não está 100% disponível; Isso fica um pouco mais complicado quando se tem crianças na casa, por isso é necessário que haja um entendimento entre os adultos para que ocorra o mínimo de interrupções. Se for apenas você e os pequenos, o jeito e dar atividades para que eles possam se entreter juntos. Além desse “combinado”, uma boa dica é definir um local privativo para que o trabalho possa fluir da melhor forma.

Para os gestores o ideal é manter as reuniões com a equipe de forma digital, alinhar demandas e manter a comunicação como costumava ser feita de forma presencial. É importante deixar claro para o colaborador que o trabalho remoto é diferente do trabalho freelancer que possui autonomia para seguir sua própria rotina.

Use as ferramentas certas

A tecnologia é uma forte aliada nesse processo. Utilizar ferramentas de gerenciamento de tarefas, como o Trello, pode ser uma boa alternativa para garantir o controle das atividades.

Existem ótimas opções, inclusive gratuitas, e com elas tanto os gestores como os colaboradores podem organizar as demandas por ordem de prioridade e definir prazos. Esse modelo de organização mais visual, com o uso de planners diários e check list, costuma ser bastante eficaz.

Também é importante manter uma comunicação clara, portanto use e abuse dos chats, áudios, vídeo chamadas…

Confira: Trabalho Remoto: 7 Ferramentas para Videoconferências

Existem muitas alternativas, por isso o ideal é não forçar uma adaptação. Trabalhe com as ferramentas mais familiares para cada colaborador. É extremamente importante manter um canal de comunicação aberto; o aconselhável é que cada equipe possua pontos focais para dúvidas e suporte.

Cuidado com a cobrança

É normal que a distância gere inseguranças sobre o desempenho, mas é preciso manter a calma e analisar cada cenário.

Nem sempre estar online significa estar produzindo, e isso também ocorre no presencial. A equipe precisa sentir que sua gestão confia no trabalho que está sendo realizado, então procure não cobrar o colaborador a cada minuto. Defina um relatório diário ou semanal para que o desempenho possa ser mensurado.

Encontre algumas dicas sobre feedback com Gustavo Mançanares , Diretor de RH e Comunicação da Captalys; nosso convidado para um bate papo sobre Gestão Ágil.

Por fim, também é nossa responsabilidade cuidar para que o período de home office seja saudável. Lembre-se de não se cobrar tanto. Faça pequenas pausas durante o dia, procure não ficar sentado por muito tempo, continue conversando com seus colegas de trabalho…

Se sentir bem é importante em qualquer ambiente.

Espero que esse material seja útil e contribua para que todos possamos enfrentar esse momento da melhor forma possível.

 

Autor: Lucas Vicente

Compartilhar:

O que você achou do artigo?

Deixe sua opinião nos comentários :)

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Grupo Meta RHAlessandra Lobo Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Alessandra Lobo
Visitante

Tema de extrema importância no momento. Acrescento ainda que é preciso dar atenção especial aos aspectos ergonômicos dos “postos de trabalho” adaptados em casa. Condição de iluminação, ventilação, ruído e postura podem afetar não apenas a produtividade como também a saúde dos empregados.

Slider

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Receba as novidade do mercado de trabalho em seu e-mail.

Grupo Meta RH © Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

Fechar Menu
Grupo Meta RH
CADASTRE SEU CURRÍCULO

| | |

English