Um podcast voltado para a área de RH. - cópia
PODCAST
META NEWS

Ouça agora todos os episódios do nosso podcast.
Notícias e informações de carreiras, gestão de pessoas e mercado de trabalho.

A Luta pela Empregabilidade Trans | Gabriela Augusto | Meta News #14

Vamos falar sobre as dificuldades da população trans, na inclusão no mercado de trabalho.

Meta News 13 - Employer Branding

Te convidamos para uma discussão sobre o Employer Branding e a sua importância estratégica dentro das organizações.

Modelo M.A.S.T.E.R.: a busca pelo sucesso | Gaya Machado | Meta News #12

O Modelo M.A.S.T.E.R., que baseado em diversos estudos nas áreas de Neurociência e Ciência Comportamental, busca potencializar os nossos resultados pessoais e profissionais.

previous arrow
next arrow

Terceira Idade no Mercado de Trabalho: Vantagens da Diversidade Geracional

Terceira Idade no Mercado de Trabalho: Vantagens da Diversidade Geracional

É muito comum nos dias atuais ouvirmos discussões sobre a atração e retenção de talentos jovens para o mercado de trabalho. A busca por profissionais antenados, que respiram inovação, é uma corrida disputada pelas áreas de recrutamento e seleção da grande maioria das empresas. Porém, nos últimos anos também se fez muito evidente que a diversidade no meio corporativo é um elemento extremamente necessário para a construção de ideias e processos inovadores. Nesse artigo, discutiremos sobre a importância da Diversidade Geracional no ambiente de trabalho e as vantagens oferecidas por profissionais na terceira idade.

TERCEIRA IDADE NO MERCADO DE TRABALHO

Segundo dados do IBGE, em 2017 a população idosa do Brasil, pessoas com 60 anos ou mais, ultrapassou a marca de 30,2 milhões, um crescimento de 18% em comparação a 2012.

Ainda segundo projeções, em 2060, 25,5% da população deverá ter mais de 65 anos.

Esses dados também se refletem no mercado de trabalho. Com uma expectativa de vida maior, a presença de profissionais da terceira idade ainda em atividade aumentou. Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), entre 2013 e 2017, o número de pessoas com 65 anos ou mais com carteira assinada aumentou 43%, saindo de 484 mil para 649,4 mil.

DIVERSIDADE GERACIONAL NO AMBIENTE CORPORATIVO

A diversidade geracional, dentro do ambiente corporativo, nada mais é do que a presença de profissionais com diferentes faixas etárias, que integram o mesmo grupo de trabalho.

Assim como já entendemos a importância da diversidade de gênero, raças, culturas e orientações dentro das organizações, também devemos encarar a diversidade geracional como uma pluralidade necessária para a construção de um cenário diverso e inclusivo. No qual todos os profissionais se sintam respeitados e valorizados, independente da sua idade.

A chamada troca intergeracional é um dos principais benefícios dessa diversidade, tendo em vista que profissionais de diferentes gerações encaram a vida profissional e possuem skills diferentes que, em determinadas situações, podem se complementar.

VANTAGENS DA DIVERSIDADE GERACIONAL

Para descobrirmos as vantagens de se ter profissionais da terceira idade no ambiente de trabalho, precisamos primeiro conhecer as principais características de suas gerações e entender as diferenças entre cada perfil.

O conceito de “geração”, aplicado no campo social, é utilizado para se referir a grupos de pessoas, nascidas em determinados períodos de anos, que compartilham características, hábitos e elementos culturais similares.

Para essa discussão, falaremos especificamente da geração Baby Boomers e de parte da geração X.

Baby Boomers é o nome dado ao grupo de pessoas nascidas entre os anos de 1940 a 1960; no período de fim e pós-guerra (Segunda Guerra Mundial).

Por conta das experiências vivenciadas por seus pais, que enfrentaram as consequências de uma guerra mundial, esse grupo foi criado com muita disciplina e rigidez. Por conta disso, no campo profissional, apresentam grande dedicação ao trabalho, comprometimento com a empresa e valorizam o crescimento profissional. Já a geração X, representa os nascidos entre 1965 e 1980 que acompanharam eventos importantes, como o avanço da tecnologia e meios de comunicação. Essa geração é considerada mais competitiva e aberta às diferenças, porém compartilha algumas características similares a sua antecessora, como a busca por estabilidade profissional e financeira. Sua características principais são lealdade e liderança.

Apesar de enfrentarem alguns desafios, como a resistência a mudanças e a valorização de uma estrutura vertical;  ambas gerações fornecem profissionais experientes e comprometidos com os objetivos da empresa. A expressão “vestir a camisa”, para eles, é pra valer.

A DIVERSIDADE NUNCA SERÁ UMA ESCOLHA ERRADA

Uma empresa formada por equipes diversificadas pode enfrentar desafios, afinal de contas, como o próprio nome evidencia, estamos falando sobre diferenças. Entretanto, é exatamente a diferença entre as pessoas que torna a diversidade uma fonte valiosa e repleta de benefícios para qualquer companhia. A diversidade e inclusão de profissionais no ambiente profissional nunca será uma escolha errada; entender isso é o primeiro passo para um processo de transformação. 

Confira: Pessoas com Deficiência Visual e Processos Seletivos | Meta News #11

O processo não é simples, mas a busca por informação pode ser impulsionada de dentro para fora. Workshops, treinamentos e grupos internos multiplicadores de conhecimento são excelentes ferramentas para o processo de desconstrução.

Além disso, existem diversas consultorias especializadas em D&I que podem ajudar empresas e gestores a darem o primeiro passo.

Na sua empresa existem equipes com diversidade geracional? Compartilhe com a gente nos comentários.

 

Autor: Lucas Vicente
Compartilhar:

O que você achou do artigo?

Deixe sua opinião nos comentários :)

Deixe uma resposta

anuncio

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Receba as novidade do mercado de trabalho em seu e-mail.

    Grupo Meta RH © Copyright 2019 – Todos os direitos reservados.

    Fechar Menu